Aprendendo, ensinando e mapeando território: vivências de acadêmicos de enfermagem

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Katia Fernanda Alves Moreira
Daiana Evangelista Rodrigues
Lerissa Nauana Ferreira
Marcos Antônio Sales Rodrigues
Davisson Michetti de Oliveira
Priscilla Perez da Silva Pereira

Resumo

Objetivo: Este artigo teve como objetivo descrever a experiência de discentes e docentes sobre o conhecimento do território de uma equipe da Estratégia de Saúde da Família (ESF) no município de Porto Velho, Rondônia. Método: Para o diagnóstico situacional utilizou-se a técnica de Territorialização, além de dados secundários do e-SUS AB. Para a confecção do mapa do território utilizou-se o método Círculos de Cultura. Resultados: Os Círculos de Cultura possibilitaram a descoberta dos estrangulamentos, nós críticos, nas perspectivas e necessidades da comunidade. Os alunos participaram ativamente da territorialização, conhecendo a dinâmica da realidade do território, estreitando os laços com a equipe particularmente com os ACS e interagindo com os usuários. Conclusão: A experiência mostrou o papel fundamental do enfermeiro no processo de territorialização e no desenvolvimento de ações de promoção à saúde, permitindo aos acadêmicos de enfermagem o desenvolvimento de olhares críticos e voltados para os problemas reais da população, dotando-os das competências e habilidades para o trabalho no Sistema Único de Saúde e na Atenção Primária à Saúde.

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Como Citar
MoreiraK. F. A., RodriguesD. E., FerreiraL. N., RodriguesM. A. S., OliveiraD. M. de, & PereiraP. P. da S. (2019). Aprendendo, ensinando e mapeando território: vivências de acadêmicos de enfermagem. Revista Eletrônica Acervo Saúde, 11(4), e240. https://doi.org/10.25248/reas.e240.2019
Seção
Artigos Originais